Comunicades deste mês

Comité Central, segunda-feira, junho 13, 2005

  Até amanhã Camaradas


Morreu o Camarada Álvaro Cunhal...

Por essa razão e pelo respeito que, apesar de tudo, nos merece a sua personalidade, assinalamos o facto suspendendo por agora a brincadeira.

De seu nome completo Álvaro Barreirinhas Cunhal, o líder histórico do partido comunista nasceu em Coimbra, a 10 de Novembro de 1913. Ortodoxo e cavalheiro, inteligente e arguto, hoje falecido com 91 anos, era um dos poucos sobreviventes do comunismo, tanto em Portugal como no mundo.

Afastado das luzes da ribalta partidária, continuava a influenciar os destinos dos comunistas portugueses, apesar de assumir apenas a sua condição de romancista e esteta.

Com obras publicadas como ideólogo do marxismo-leninismo (entre as quais "Rumo à Vitória" e "Partido com Paredes de Vidro"), só em 1995 reconheceu publicamente ser ele o Manuel Tiago da ficção literária "Até amanhã Camaradas", "Cinco Dias e Cinco Noites", "Estrela de Seis Pontas" e "A Casa de Eulália" e o António Vale que assinava temas plásticos e fazia desenhos como as suas célebres ceifeiras.

Em 2000, e por motivos de saúde, Cunhal faltou pela primeira vez à Festa do Avante e pela mesma razão ao XVI Congresso do PCP. Ainda assim, marcou os trabalhos, ao enviar um documento em que reafirmava a actualidade do marxismo-leninismo.

Nos últimos anos esteve sempre afastado da cena política devido à sua avançada idade e ao agravado estado de saúde.

  Bocas da reacçãm:

junto-me à homenagem a Álvaro Cunhal: ao político, ao homem, ao pintor, ao escritor, ao intelectual. até amanhã camarada
 

Até sempre :(
 

vai-se a carcaça, fica a alma o espirito, a obra
 

Mandar uma boca


«« Sala de Entrada