Comunicades deste mês

Comité Central, segunda-feira, maio 15, 2006

  O Pasquim do Jaquim

Era uma vez um Jaquim, homem barbudo e robusto, baixinho e atarracado, em tempos andou na ribalta, mas agora, ele e a malta, andam muito mais pró lado. Figurinha da TV, foi prá política, já se vê, quando a coisa deu pró torto, e para não ficar como morto, lá se arranjou um pasquim onde o pobre do Jaquim está da pena absorto.

E sai uma colunita, na última paginazita, com o nome do pasquim, e uma hora a mais, enfim, onde o pobre do Jaquim opina assim assim. Vai daí que o Jaquim, sem tema que valha assim, quase sempre se sai, com alguma que não vai, destoar tanto assim do valor do seu pasquim.

Às vezes até que sai alguma mais popular, mas francamente não vai, por essa razão deixar, que fique sempre a pensar, que quando sai bacorada, a gente, mal informada, o pode sempre ignorar.

Ainda não há muitos dias, o Jaquim sem outro tema, emprenhado como os outros, pelos ouvidos bacocos, por quem arte faz da via da muita demagogia e da plena incompetência, resolveu falar da borla, que à nossa custa e esmola, uma malvada cartola, daquelas do tribunal, queria andar a passear, sem nada ter que pagar, e depois saiu-se mal.

Conclui o nosso Jaquim, no seu jornal de pasquim, onde está essa justeza, não existe concerteza, dessa borla tão atroz, paga por todos nós? Coitado do Jaquinzinho, será da surdez ou do vinho, que fala quando não sabe, mas diz o que faz feliz o ouvido do povinho, mesmo que seja parvinho? Será que por contrato tem de ficar no mesmo extracto onde está o pasquinzinho?

Será que o pasquinzito não fornece lá um carrito pra quando há que sair? Mesmo que seja em serviço, será que todo o noviço no seu carro deve ir? Ou tomou este Jaquim, como sendo um privilégio, que quando a Lei o diz assim, quem quer fornecer transporte, deve assegurar o porte de quem o Estado acha que sim? Não terão lido o contrato, serão imbecis assim? Quem quer assegurar a função aceitou a condição, nada mais à a fazer que cancelar a licença se agora acham que não.

Muito não deve tardar pra que o outro iluminado, o Alberto empeneirado, comece por não pagar, ponha o Jaquim a falar, arranje outra confusão e acabe por retirar, aquilo que sempre foi, visto como obrigação. Depois é só arranjar uma empresasita privada que cumpra essa função, a troco de um dinheirão. Nem será de um amiguito nem pagará comissão!

Não será antes um privilégio trabalhar no pasquinzito, esse jornal erudito, pago por todos nós, com um resultado atroz?

Coitado do Jaquinzinho
Nem com arroz de tomate arranja melhor servicinho...

  Bocas da reacçãm:

Meu querido NIkita,

que bom regressar e encontrar um artigo teu. Este é pois prova (se necessidade houvesse de tal) da tua mestria, com uso perfeito de tima, na sempre crítica inteligente, (in)subtil e voraz :)
Só não percebi quem é o Jaquinzito... :/

Bacci
 

Gina, tovarish querida...
Como vai o exílio?
Nós ficámos muito afectados com o facto. O Comité Central práticamente deixou de publicar, em protesto por termos sido privados do motor da nossa revolução (re)produtiva.
Mas enfim, o tempo torna tudo mais brando e com a Primavera lá voltámos às lides.

Quanto ao Jaquinzinho só quem lê o pasquinzinho, mas, logo que puder, vai um esclarecimento por mailzinho... ;-)
 

Bem... regressei do exílio. Terminou. Mas acho que regressei sem saber escrever português uma vez que desconheço a palavra "tima"... queria dizer "rima"... e também falta lá uma vírgula...
Aguardo o mail e conto-te tudo o que se passou no exílio
 

Tovarish querida...
Usei o novo endereço do g...

Quanto à 'tima' que não rima tem a ver com o 'qwerty'. E podia ser pior. Já troquei umas letras em 'cronologia' e, sem dar por isso, o resultado ficou um bocado tauromáquico. Ainda por cima era numa apresentação pra 'carolas'...
 

Querido Nikita,
fizeste bem em usar esse endereço... Queria apagar o outro para acabar com as missivas do lado inimigo mas acho que não dá para apagar... De qualquer forma, o relatório do exílio já seguiu.
Pois... lol... agora é que percebi a troca que fizeste e estou para aqui às gargalhadas... deixa lá... pelo menos deste um toque de humor à tal apresentação. os "carolas" até te devem ter ficado gratos.
Bacci
 

Alguns ficaram a modos que escandalizados com a tal "cronologia" dos acontecimentos. Mas depois comentou-se que esses eram os afectados pela síndrome, daí a reacção.

Quanto ao endereço, mesmo não dando para apagar o dito, há pra lá uma opção para bloquear determinados endereços que a gente pretenda. Esses tais deixam de nos conseguir enviar mais coisas.
 

ah, sim? TEnho de ver isso...

POis, os afectados pela síndrome nunca disfarçam muito bem...Obrigada pela dica...
 

Venho agradecer-te a indicação... (mais uma)
MIssão cumprida (dolorosamente...)
 

Mandar uma boca


«« Sala de Entrada